Geek de Plantão

Saiba mais sobre como a Tecnologia e a Comunicação Social tem influência direta em nossas vidas e o quanto podemos aprender com elas.

quinta-feira, 31 de março de 2011

Papiro x Pergaminho x Papel

Desde os tempos antigos a evolução das maneiras e locais utilizados para registrar algo (desenhos, formas, rabiscos, escrita) foi evoluindo rapidamente e de forma diferente dependendo dos hábitos de cada civilização. Entre aqueles que se destacam podemos citar que ao longo dos séculos foram sendo substituídos as paredes de cavernas, pedras, ossos, madeira entre outros e então como auge chegou o papiro, pouco depois o pergaminho e então o papel. Pelo nosso pensamento o papel é comum, mas o processo de sua popularização foi extenso.
Com base nos registros mais confiáveis sabe-se que o papiro foi utilizado pelos egípcios na Alta Antiguidade antes de ser meio da escrita para povos da Ásia e Europa.
O pergaminho que era fabricado com pele de carneiro curtida e polida, foi criado por necessidades de produção de textos do povo de Pérgamo, parte da Turquia atualmente. Existem registros que o couro era utilizado para a escrita na Pérsia antes mesmo de Pérgamo, porém não com técnicas tão modernas como do pergaminho.
Mas foram os sempre avançados chineses que criaram o meio de chegar ao papel. No começo inventado por Tsai-Loun era feito de cascas de árvores, cânhamo e trapos. Logo o papel foi chegando aos povos, mas não foi muito bem recebido,como aconteceu com os europeus. Não aceitaram a novidade por o papel não apresentar a mesma estrutura mais “dura” e ser mais caro.
A maior parte da história da evolução dessas ferramentas apresenta dificuldade em ser aceita pela população e ser utilizada pelo mundo. Com base nas ideias do autor, percebemos que as dificuldades foram criadas pelo comércio, que também foi quem necessitou maior comunicação. E percebemos que se a modernidade dessas civilizações fossem repassadas teriam chegado e se difundido antes.
Nas ideias do autor percebemos também que embora produtos diferentes o papiro, o pergaminho e o papel foram criados com os mesmos objetivos e com técnicas parecidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário