Todos nós conhecemos o “tal cara” que inventou a lâmpada. Mas não sabemos o quanto ele teve influência nas nossas vidas. O post de hoje é baseado no texto da revista Super Interessante, encontrado no link a seguir:
Apesar do texto ser longo, vale a pena ser lido pare entendermos um pouco mais sobre a persistência deste “cara”.
Numa época onde existiam poucos pesquisadores, Thomas Edison se destacava cedo. Na escola, era considerado como um aluno que não prestava atenção em nada, mas a sua sede por sabedoria era maior do que seu professor poderia saciar.
Começou fazendo experiências caseiras baseadas nos livros que sua mãe lhe dava e vendendo balas em um trem. Com o tempo, criou um “mini-laboratório” no bagageiro do trem, isso durou até um líquido cair, devido o balanço do meio de transporte, causando um incêndio. Ele foi demitido e ainda levou uma surra do seu chefe. Logo depois disso, conseguiu um trabalho de telegrafista, mas não aguentava a mesmice da rotina e passava trote no tempo livre, não parando em nem um outro emprego.
Poucas são as informações da sua vida pessoal que compõem o texto, porém sabemos que se casou duas vezes e teve filhos. Dentre mil criações, o auge foi a invenção da lâmpada que durava mais tempo acesa e foi implantada por todo os EUA. Em pouco tempo, Thomazinho tornou-se milionário e era chamado de gênio, mágico, etc.
Mas a criatividade dele nunca era vencida. Depois disso, ainda veio o projetor de cinema que marcou a civilização moderna. O aparelho era uma caixa de madeira dentro da qual havia uma lâmpada e um rolo de filme de fotografias com uma sequência de imagens. Por um orifício na caixa via-se a grande ilusão: acionado por uma manivela, o filme rodava, dando a impressão de movimento.
O primeiro filme a ser rodado foi “O Grande Assalto ao Trem” . (http://www.youtube.com/watch?v=jS3h-f55KhE)
Muitos foram suas invenções, mas Thomas Edison morreu sem realizar o sonho de criar o carro movido a eletricidade. Com 84 anos, no dia 18 de outubro ele nos deixou e em homenagem no dia da sua morte os EUA apagaram as luzes durante 1 min.
Nenhum comentário:
Postar um comentário